Quantcast

O calendário assinala hoje o “Dia Mundial da Saúde”

0
Divulgação de Serviços (ProCenter)

Este ano o tema do Dia Mundial da Saúde é “Falemos sobre depressão”, com vista a chamar a atenção para o peso que este problema mental que  afecta pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais, em todos os países.

A depressão provoca sofrimento psíquico e pode ter impacto na capacidade das pessoas para realizarem mesmo as mais simples tarefas quotidianas.

Cerca de 322 milhões de pessoas no mundo são afectadas pela depressão. É a principal causa de incapacidade a nível mundial e um dos principais factores que contribuem para o fardo mundial de doenças. Na Região Africana, pelo menos 30 milhões de pessoas sofrem de depressão.

Numa mensagem por ocasião da data, a directora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, considera que “todos corremos o risco: a depressão afecta pessoas de todas as idades, de todos os quadrantes e em todos os países. O estigma e o receio do isolamento social são obstáculos à procura de ajuda”.

“Existe uma necessidade premente de prevenir e tratar as pessoas afectadas por este grave e complexo problema de saúde. O simples facto de se falar sobre a depressão pode ajudar a preveni-la, através da eliminação do estigma. Procurar ajuda falando com pessoas de confiança pode ser um primeiro passo para a recuperação”, disse a directora.

A OMS define a depressão como uma doença caracterizada pela tristeza persistente, a perda de interesse e capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia durante mais de duas semanas.

A doença está associada ao sentimento de culpa ou auto-estima baixa, perturbações do sono ou do apetite, cansaço e falta de concentração. As principais causas da depressão incluem a perda de entes queridos, fim de um relacionamento, pobreza, desemprego, doença física, alcoolismo, toxicodependência e situações traumáticas, como violência e guerra.

No pior dos casos, segundo a mensagem, a depressão pode levar ao suicídio, que é a 2.ª principal causa mundial de morte em jovens dos 15 aos 29 anos. A depressão varia de acordo com a idade, atingindo o seu pico em adultos mais velhos, dos 55 aos 74 anos, mas também ocorre em crianças e adolescentes.

 

Deixe a sua opinião!

Partilhe.