Ansiedade de comer e estresse constante podem intensificar sintomas de gastrite


O que muitos não sabiam é que quanto mais ansiosos estamos por comer ou ter alguma coisa entramos num estado de estresse por nada dar certo, e isso pode criar uma serie de sintomas que gere a gastrite. E esse mesmos ‘sintomas’ afectam a secreção dos sucos gastrites e chega a comprometer a protecção da mucosa estomacal.

O que mais martela a cabeça de uma pessoa é o que é na verdade a gastrite, quais as causas, os sintomas, existe um tratamento especifico para essa doença?.

Gastrite na verdade é uma inflamação interna na zona do estômago, que pode ser aguda ou cronica. As suas causas não muitas, mas nada assustador como, fraqueza na barreira mucosa que protege as paredes do estômago, e outra é o refluxo de bílis (é um liquido verde produzido pelo fígado), dentro do estômago.

Não só a ansiedade e o estresse, como o excesso de comprimidos ingeridos no organismo, drogas, álcool, a idade, e vírus do HIV , também são factores de riscos que podem chegar a aumentar as chances de um ser humano desenvolver uma inflamação interna no estômago ‘gastrite’.

Eis alguns dos sintomas que são comuns quando uma pessoas está numa crise de ansiedade e estresse constante:  

  • Vómitos;
  • Perda de apetite;
  • Indigestão;
  • Náuseas;
  • Azia;
  • Dores abdominais;
  • Fezes escuras e vómitos com sangue, no caso de ter as paredes do estômago com feridas.

É importante para qualquer pessoas ter em mente que a relação existente entre o seu cérebro e o estrato digestivo, porque a nossa visão e o cheiro agradável de uma boa comida é capaz de aumentar o nível de motilidade e secreção gástrica.

O tratamento da gastrite ainda vai depender muito da sua causa especifica, o melhor é procurar um nutricionista que possa lhe orientar como deve regrar sua alimentação e controlar o nível de ansiedade e estresse para ter uma saúde super saudável.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!