Saúde Saiba o que não deve comer ao almoço


Se se preocupa em ter e manter uma alimentação saudável fique a saber que não é só a fast-food que deve evitar. Também alguns alimentos muitas vezes associados aos almoços rápidos, mas cujo efeito prático não é o que devia, ou seja, fornecer energia para o resto do dia. Estamos a falar, por exemplo, de barras energéticas e sandes embaladas.

Os ‘perigos’ dos tentadores hambúrgueres e pizzas das cadeias de fast-food são há muito conhecidos e por muitas pessoas evitados. Mas, revela o site ‘Epik’, há outros alimentos que são associados, principalmente ao almoço, e que não exercem a função que deviam.

Estamos a falar, por exemplo, de sandes embaladas que com muita facilidade encontramos nos dias de hoje nos supermercados mas que, para durarem mais tempo nas prateleiras, contêm conservantes pouco saudáveis. É por isso recomendável que opte por um local onde a sandes seja feita no momento.

Também os queques, que ao pequeno-almoço ou almoço, acompanham o café, são feitos à base de ingredientes como farinha, açúcar e manteiga, que contêm altos níveis de glicemia (principalmente os dois primeiros).

Mais curioso é o facto de ser de evitar as batatas cozidas, mais saudáveis do que fritas, mas que têm um alto índice glicémico que pode causar cansaço. O ‘Epik’ indica que este cansaço é provocado pelo facto de os níveis de açúcar no sangue atingirem um pico que sofre uma quebra imediatamente a seguir à sua ingestão, provocando um choque físico e mental.

Nesta lista de alimentos, encontramos também a maioria das bolachas salgadas (composta por açúcar, aditivos, gorduras e farinha enriquecida), bem como os snacks, que incluam carnes frias, queijo, bolachas salgadas ou até fruta. Apesar de serem práticos, contêm muitos conservantes.

Por último, mas não menos importante, o ‘Epik’ destaca as barras energéticas, cuja finalidade é indicada pelo próprio nome, mas que, na verdade, são na sua maioria barras doces disfarçadas, ricas em xarope de milho e açúcar. Também os batidos não fornecem as fibras necessárias para um dia de trabalho.

Fonte: NM

Exit mobile version