Saúde gestacional: saiba o que é “Bossa Serossanguínea”


O formato alongado da cabeça de alguns bebés pós nascimento, é uma condição que tem assustados muitas mães. Como o próprio nome indica, é uma bossa no couro cabeludo causada pela pressão exercida pelo útero e cérvix sobre a cabeça do feto durante o parto.

A bossa serossanguínea, também conhecida como caput succedane é o acúmulo de líquido serosanguíno lento na região subcutânea do couro cabeludo. Esse aumento ocorre por conta da pressão exercida pelo útero e canal vaginal na cabeça do bebê durante a passagem no trabalho de parto.

Publicidade

Sabe-se que a cabeça dos recém-nascidos  é formada por ossos frágeis que se unem por membranas, e devido a pressão do parto, em alguns casos a cabeça fica no formato alongado, facto que leva muitas mães no desespero, e umas até chegam a pensar que suas crianças são hidrocefálicas.

Hoje o AngoRussia trouxe para as mães, provedoras de vida, a informação, que de acordo com os especialistas, esse não é um caso a se preocupar, pois, a bossa regride poucos dias após o trabalho de parto e sem necessidade de intervenções. Mesmo que tenha grande extensão, a mesma não traz prejuízos ao recém-nascido.

A preocupação por parte dos pais surge diante da possibilidade de sequelas graves durante o parto. Porém, é importante destacar que o surgimento de outras lesões benignas em bebês saudáveis ocorre frequentemente, como as Craniotabes (amolecimento e redução da espessura dos ossos do crânio do recém-nascido), Céfalo-hematom (hematoma devido ao trabalho de parto), Craniossinostose (fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas, podendo alterar o formato do crânio ou mesmo impedir seu crescimento normal), Fontanelas muito amplas, (se relacionam a alguns tipos de doenças, como hipotireoidismo congênito, síndrome da rubéola congênita, entre outras), Hemorragias subconjuntivais e retinianas.

Por: Victória Pinto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *