O parto é um dos momentos mais temidos pelas gestantes e não é para menos, os médicos afirmam que uma em cada cinco mulheres sofrem com cólicas e dores abdominais no pós-operatório de uma cesariana e isso causa náuseas e inchaço. A dica inusitada para lidar melhor com esse momento é mastigar pastilha durante a dilatação e todos os dias após dar a luz.
Segundo médicos especialistas, as dores que as novas mães sentem é um sinal de que os movimentos intestinais normais da mulher diminuem ou param completamente nesta fase. Com isso, a dor e o desconforto estão relacionados ao intestino preso.
O mesmo estudo aponta que mascar uma goma de menta durante a fase activa de trabalho de parto, (depois dos 6 cm), faz com que a sensação diminua. Isso porque ao mascar a pastilha, a parte do seu cérebro que está interpretando a dor, se distrai com os movimentos de mascar. Além disso, a menta aumenta o foco e a resistência. Essa mesma técnica é utilizada antes de procedimentos dolorosos para crianças também.
O recomendável, é que a mulher masque a pastilha três vezes por dia, durante 30 minutos, e isso pode ajudar a restaurar a função intestinal normal, que costuma ficar desregulada depois da cesárea.
É como se estivesse a imitar o processo de comer ao mastigar, os mesmos sinais serão enviados para cérebro, que fará o intestino começar a funcionar como se estivesse a receber comida. Isso irá estimular a mulher a soltar gases e aliviar o desconforto.