O microondas é um electrodoméstico bastante útil que traz praticidade no dia-a-dia, e que já está presente na casa de muitos angolanos. Com ele é possível descongelar alimentos, aquecer refeições e até preparar variadíssimas receitas. No entanto, existem alguns alimentos que não são apropriados para levar ao aparelho pelo facto de poderem causar perda de nutrientes, libertação de substâncias cancerígenas e em outros casos, chegam até a provocar uma explosão
Confira abaixo a lista dos alimentos que não devem ir ao microondas:
Ovo com casca
A pressão causada pelo calor ao aquecer o ovo cozido no microondas, faz com que o ovo explode e cause uma sujeira total no aparelho.
Cenoura
A cenoura possui pequenas doses de ferro, magnésio e selênio que aquecidas ao microondas se transformam em metais, o que pode provocar faíscas.
Pimenta
Qualquer material seco se colocado no microondas, pode pegar fogo. E no caso das pimentas, liberam substâncias voláteis que irritam a garganta e os olhos.
Batata com casca
Para aquecer as batatas com casca, é necessário furá-las antes, para que não corram o risco de explodir.
Tomate com casca
Tal como as batatas com casca, o mesmo acontece com os tomates. O ideal é que seja aquecido aos pedaços.
Linguiça e salsicha
Funcionam da mesma forma que as batatas e os tomates. Devido a sua pele, esses alimentos devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao microondas. Caso contrário, poderão explodir.