Saiba quais alimentos podem ser guardados durante anos


A maioria dos alimentos degrada-se rapidamente. Mas há alguns, que pode ter com segurança na sua despensa, pois duram anos com o mesmo grau de qualidade.

Foto: Getty images

Para períodos mais longos de necessidades e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva de alimentos que durem por muito tempo e que possam ser usados para sobreviver. Esses itens podem durar 30 anos ou mais quando devidamente embalados e armazenados em lugar fresco e seco, segundo a Associação de Dietistas Britânica.

Para atender às necessidades nutricionais, também armazene alimentos que contenham vitamina C e outros nutrientes essenciais. Veja quais são para uma boa gestão das compras lá de casa, numa altura em que os preços dos produtos no mercado continuam a aumentar.

Mel – Em 2015, arqueólogos relataram ter encontrado mel com 3.000 anos enquanto escavavam túmulos no Egito, e que podia ser ainda comestível. Esta durabilidade deve-se às características únicas do mel: tem pouca água e muito açúcar, de modo que as bactérias não podem crescer nele.

Legumes secos – Tal como acontece com o mel, a chave para uma longa vida útil é o processamento e o armazenamento. Secar feijões, lentilhas e outras leguminosas aumenta a concentração de açúcar e diminui o teor de água, o que dificulta a formação de bactérias. Além disso, quaisquer enzimas que naturalmente quebram o produto após a colheita são colocadas em suspensão. Se o recipiente estiver à prova de ar, vão durar anos e ainda serão uma óptima fonte de proteína.

Molho de soja – O molho de soja pode durar pelo menos três anos. A combinação do seu teor de sal e o facto de ser fermentado significa que, se for fechado, pode durar muito tempo. Tal depende do tipo e, uma vez aberto, a temperatura em que está armazenado.

Vinagre – A sua natureza ácida, tradicionalmente alcançada pela acção da bactéria ‘Acetobacter’ que o fermenta, significa que outras bactérias lutam para conseguir crescer nele. Enquanto o vinagre branco permanecerá quase inalterado indefinidamente, outros vinagres podem mudar de cor ou produzir um sedimento. Normalmente, isso não afectará a segurança do produto, apenas a aparência e talvez o sabor.

Arroz branco – já foi ingerido após ter sido armazenado durante 30 anos em latas, passando num teste de degustação. O que parece ser a chave para o alimento é a atmosfera e a temperatura. Estudos relataram que uma temperatura baixa (cerca de 3 ℃) e falta de oxigénio parecem ser importantes para a sua longevidade. O arroz integral, embora considerado mais saudável, tem uma vida útil mais curta.

Chocolate preto – A adição de leite ao chocolate pode reduzir a sua vida útil. Mas o chocolate negro pode durar dois anos se for armazenado a uma temperatura constante. A sua durabilidade deve-se aos mesmos compostos que alguns estudos ligam aos seus benefícios.

Sal – Uma das técnicas de armazenamento é salgar o alimento. Por isso, não é de admirar que o sal dure muito tempo. Pois tem a capacidade de extrair a água, não permitindo a proliferação de bactérias. Por isso, se armazenado longe de humidade, vai durar indefinidamente.

Açúcar – Tal como o sal, muitos dos alimentos que mais tempo se preservam são ricos em sal e/ou açúcar. Ambos extraem a água, não permitindo a proliferação de bactérias.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *