Os cães são considerados como os melhores amigos do homem, consequentemente tornaram-se num companheiro para vida, por serem atenciosos, protectores, brincalhões, ‘babões’, entre outras coisas mais. Acredita-se que muitos já se questionaram porquê estão sempre a lamber seus donos, e crianças. Saiba os motivos que os levam a fazer tal pratica constantemente.
Os cães são muito transparentes, sinceros, verdadeiramente e uns dos melhores companheiros que o homem poderia ter. As razões que levam os cães a lamber os seus donos são várias, é fundamental sublinhar que a principal é o facto deles demonstrarem carinho, mas na verdade o circulo não fica por aqui, com isso querem mostrar o mais puro sentimento, que existe em todo mundo o amor e também um pouco de interesse, é sabido que a pele humana tem um sabor levemente salgado, e que o temperamento corporal influência, não importa a estação em que se encontram, pois tudo isto os cães apreciam.
Esses comportamentos fazem lembrar a sua origem quando ainda filhotes e remota aos seus antepassados lobos cujo comportamento de lamber é uma forma de reconhecer quem é da sua matilha.
Os cães podem aprender várias coisas que muitas vezes passam despercebidos pelos seus responsáveis, exemplo o sorriso canino, apesar de não ser muito visível, mas é uma das formas que eles utilizam para mostrar que estão felizes, por outra movimentando a calda que é vulgarmente chamado por ‘muquila’, e em outros pelas lambidas. Mostrar os dentes na linguagem canina é claramente um sinal de agressão e hostilidade, mas eles entendem que entre humanos é uma coisa boa. O mesmo acontece com as lambidas.
Lamber é um comportamento instintivo com que os filhotes recém-nascidos já têm contacto. As mães lambem seus filhotes por diversas razões, quando elas fazem isso, estão a colocar o seu calor e temperatura, com isso, um filhote sabe reconhecer quem é o seu irmão através do cheiro em comum.
Os filhotes podem lamber o rosto de suas mães para pedir comida. As lambidas são uma das maneiras mais eficientes para eles explorarem o mundo nas suas fases de crescimento e desenvolvimento.