Saiba porque deve usar sabão e água para se prevenir do Covid 19 e outros vírus nesta quarentena


88 partilhas

É sabido por todos que o sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar as mãos, roupa e até para o banho. Pois ele tem a capacidade de eliminar a camada externa de vírus, impedindo que entre nas células humanas, assim como o novo Coranavirus. Por meio desta, saiba porque deve usar sabão e água para se prevenir do Covid 19 e outros vírus nesta quarentena. 

De acordo com um artigo da CNN, ao ver a partir de um microscópio, verifica-se que os coronavírus parecem cobertos com pináculos pontiagudos, como uma coroa, e sob a mesma, existe uma camada externa do vírus, que é composta de lípidos ou gordura. Por isso, a água morna e desinfetantes à base de álcool são tão eficaz contra vários vírus.

Um exemplo prático acontece com a loiça e com alimentos gordurosos, a água por si só não retira a gordura. É preciso lavar o prato com sabão para a dissolver, e isto significa que o sabão ou álcool são muito eficazes na dissolução do revestimento líquido do vírus. Retirar essa camada externa inativa fisicamente o vírus, impedindo que este entre nas células humanas.

Vale ressaltar que a reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação, a gordura e as bases são hidrolisadas em água, os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e os iões livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão. O mesmo tem mais álcalis livres em sua composição do que os sabonetes, consequência de levar mais soda cáustica, barrilha, bicarbonato do que gordura no processo de fabricação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

88 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *