Saiba o que acontece com o seu corpo quando se apaixona


Sabia que quando se apaixona o seu cérebro se comporta como se estivesse sob o efeito de drogas? Dai a dificuldade de pensar claramente, tomar decisões sensatas e, inclusive, de sermos nós mesmos quando estamos realmente apaixonados.

A adrenalina é a primeira substância que seu corpo produz quando encontra a pessoa escolhida. Daí vem a taquicardia, a tensão e o suor nas mãos: a adrenalina é o hormônio que nos coloca em ponto de acção, além disso, o corpo também libera dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, uma espécie de recompensa a um estímulo. Este neurotransmissor também ajuda a formar hábitos. É por isso que você sente vontade de passar tempo com a pessoa de novo e de novo – e por isso que alguns relacionamentos chegam a níveis obsessivos e o que vai acontecer daqui para a frente no relacionamento tem tudo a ver com a dança de hormônios dentro da sua cabeça.

Quando não se consegue tirar alguém da cabeça, culpa-se a queda de serotonina no seu organismo. Ao se apaixonar, os níveis desse hormônio ficam parecidos com os de quem tem transtornos obsessivos compulsivos, o que também explica quando algumas pessoas perdem a cabeça pelo amor. Por fim, depois de estar com a pessoa e aquela paixão inicial esfria, a oxitocina, um hormônio liberado após o orgasmo e também durante abraços, por exemplo, desencadeia a sensação de conexão com o outro.

Com o desenvolvimento do relacionamento, cada vez menos dopamina é liberada e o CRH (hormônio liberador de corticotrofina) entra em jogo: é ele que te faz se sentir desconfortável quando você fica longe do seu amor. Nos homens, aumenta o nível de vasopressina, uma molécula associada a comportamentos territoriais e que faz o homem querer proteger a parceira – e também aumenta fidelidade.

 Siga-nos no Instagram e seja o primeiro a saber das principais novidades do showbiz angolano e do Mundo.

 

Exit mobile version