Dormir faz bem a saúde, ajuda no desenvolvimento do ser humano. O sono é reparador, por isso se compreende que o dia pode correr pior depois de um noite mal dormida, muitas das vezes ate sentimos como se estivéssemos doentes, cansados, entre outros factores. Na verdade é que perder uma hora de sono todos as noites nos torna mais vulneráveis a doenças, saiba porque isso acontece.
O período de sono serve para repormos as nossas energias, porque é nesse intervalo que acontece a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço do dia desapareça. Normal os médicos recomendam sempre que um adulto durma pelo menos 7 á 8 horas por dia. Acontece que o numero de horas que cada pessoa precisa de dormir é determinado por alguns factores.
Os nossos horários de trabalho, conversas nas redes sociais, ver vários filmes seguidos ou séries e novelas, festas, competem todos para um sere humano afastar-se cada vez mais do objectivo saudável de uma boa noite de sono.
O que muitos desconhecem é que dormir pouco está associado a diversos problemas de saúde, como:
- Cognitivos, o sono desempenha um papel crítico no processo de pensamento e aprendizagem, a falta dele prejudica atenção, estado de alerta, resolução de problemas, concentração e o raciocínio;
- Sonolência, que pode diminuir o tempo de reacção, tanto quanto conduzir embriagado;
- Ter uma pele pálida e olhos inchados;
- Depressão ou ansiedade;
- imunológicos;
- cardiovasculares;
- metabólicos.