Saiba porque que a alimentação e a oleosidade de pele alteram o ‘cheiro de suor’


Muitos de nós já nos questionamos, porque que algumas pessoas têm o cheiro de suor muito forte? Saiba que o suor não possui cheiro mas provoca odores desagradáveis quando entre em contacto com as substancias do corpo. Diversos factores desde a alimentação até o comportamento podem afectar o que as narinas vão captar e para evitar essa situação desagradável saiba quais as causas dele.

Saiba porque que a alimentação e a oleosidade de pele alteram o 'cheiro de suor'

Na verdade o suor do corpo de um ser humano não possui um odor especifico, quando a pessoa sua muito acaba por misturar o produto das glândulas sudoríparas com outros micro-organismos do corpo que podem ser restos de células do metabolismo ou baterias.

O mau cheiro do corpo não depende somente dos factores genéticos e das características das glândulas apócrinas. Saiba o que interfere no cheiro de suor e combater o mau cheiro:

  • As pessoas que têm o metabolismo muito lento devem de imediato deixar de consumir excessivamente o peixe, ovos e  fígado, porque esses alimentos tendem provocar um mau cheiro quando a temperatura do corpo aumenta;
  • A má higiene pessoal, o excesso de suor, consumo de bebidas alcoólicas, alho, pimenta e cebola também podem causar o cheiro de suor bem desagradável;
  • O estresse, é outro causador do cheiro de suor forte, pois uma pessoa que encontra-se numa situação de medo, elas tendem aumentar a produção das glândulas sudoríparas, libertando hormônios na corrente sanguínea e quando produzir junto com o suor, podem chegar a provocar odores desagradáveis ao corpo.

O que causa cheiro de suor são as glândulas sudoríparas que se dividem entre as em ‘ecrinas’ que são distribuídas por todo o corpo e actuam regulando a temperatura do corpo e quando o nosso organismo esta muito quente então a produção de suor aumenta. E quando produzido nas ‘ecrinas’ o suor não possui cheiro e se constitui basicamente por água e sais minerais.

E a outra glândula sudorípara é a ‘apócrinas’´, que estão localizadas nas regiões especificas  como o couro cabelo, as partes intimas, nos seios e principalmente nas axilas. É nessas áreas onde o cheiro de suor é sempre forte, pois é misturado com o resto das células e metabolismo, sendo eliminado pelo folículo piloso.

Para evitar ter um mau cheiro no corpo deve sempre tomar banho pelo menos duas vezes por dias, usar sabonetes anticépticos. Manter o corpo bem seco principalmente nas axilas, as partes intimas e entre os dedos dos pés por causa do famoso ‘chulé’, e trocar diariamente de roupa em especial as peças intimas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!