O Governo da Rússia doou 3,4 milhões de doses de vacinas a Angola para o combate à febre-amarela, no valor de 5,3 milhões de dólares, informou hoje o Ministério da Saúde.
De acordo com a nota de imprensa, as autoridades referiram que o apoio insere-se no âmbito da cooperação bilateral no domínio da saúde pública, tema abordado na audiência que o ministro da Saúde angolano, Luís Gomes Sambo, concedeu hoje ao embaixador da Rússia em Angola, Dimitri Lopbach.
A nota refere que Luís Gomes Sambo reconheceu a importância do trabalho dos 230 especialistas russos colocados em unidades sanitárias de 14 províncias do país.
Recorde-se que Angola enfrentou de finais de dezembro de 2015 até junho de 2016, uma epidemia de febre-amarela, cujo fim declarado pelas autoridade angolanas em dezembro de 2016, com 884 casos confirmados laboratorialmente de um total de 4.436 casos suspeitos e 381 óbitos.
Angola e a Rússia assinaram em 2013 um Memorando de Entendimento, que prevê, entre outras áreas, a monitorização, prevenção, controlo e gestão de doenças transmissíveis e não transmissíveis.