Rose Palhares oferece à mulheres 50 rastreios de cancro da mama com uma campanha especial


No âmbito da responsabilidade social, a estilista angolana Rose Palhares lançou recentemente o seu mais novo projecto denominado “Sou dessas que se cuida”, cujo o seu objectivo é sensibilizar as mulheres angolanas para a importância do diagnóstico precoce na prevenção do cancro da mama. 

Numa parceria com o Banco BNI e a Clínica Isabel Fançony, vai proporcionar a oferta de 50 rastreios de cancro da mama, a mulheres que façam parte do grupo de risco, e que, de outro modo, não teriam meios para recorrer a uma avaliação especializada.

“Queremos que estas mulheres se protejam e sejam embaixadoras da prevenção do cancro da mama junto das suas famílias, dos seus amigos e nas suas comunidades” esclarece Rose Palhares, sublinhando que sem ambos os parceiros a quem é muito grata, não teria sido possível concretizar esta acção.

Rose Palhares reforçou ainda que o foco do movimento “Sou dessas que se cuida” é a necessidade de informar o que é o cancro da mama e explicar como é simples preveni-lo.

“Outubro é um mês muito especial, porque está mundialmente dedicado à prevenção e combate ao cancro da mama, uma doença da qual podemos defender-nos e combater precocemente, de forma muito simples, e que, se não for identificada cedo, mata cerca de 2 milhões de mulheres em todo o mundo. Quisemos fazer um conjunto de acções que chegassem às mulheres reais. Algo que estivesse para lá de uma simples chamada de atenção em loja, ou mesmo online, canais para os quais criámos uma t’shirt e uma máscara, alusivas ao Outubro Rosa, ambas na cor rosa, com a marca do movimento ‘Sou Dessas’, que têm o objectivo de sensibilizar as nossas clientes para este drama, e para a necessidade de nos unirmos em torno da prevenção e combate do cancro da mama” reforçou.

A estilista acrescentou também que é preciso mudar o comportamento no que diz respeito à detecção precoce do cancro da mama, já que a Organização Mundial de Saúde prevê que, nos próximos 20 anos se chegue a quase 3 milhões de mortes, devido a este flagelo, em todo o mundo.

“Temos de baixar este número e isso só é possível se nos comprometermos com a prevenção da doença. É necessário que se perceba que a nossa saúde depende sempre da adopção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercício físico. A obesidade e o consumo de álcool e de tabaco, são, também, factores de risco acrescido. Devemos apreender a fazer o auto-exame por palpação, que nos permite identificar alterações na mama, e estar atentas à existência de casos desta patologia na família. Estes são os principais cuidados que devemos ter.”, concluiu.

A selecção das candidatas a este rastreio decorre na página de Instagram das marcas da estilista @rosepalhares e @rosepalharesreadytowear. As candidatas ao rastreio, devem enviar uma mensagem privada contendo o seu nome, o contacto telefónico, e uma explicação rápida sobre as razões que a levam a considerar a necessidade deste rastreio. A data limite para o envio das candidaturas é o próximo dia 30 de Outubro.

De ressaltar que em 2019, o Instituto Angolano de Controlo de Cancro, fez saber que, em Angola, são diagnosticados cerca de 300 novos casos de cancro de mama, anualmente. Por falta de informação, muitas mulheres chegam aos hospitais demasiado tarde e a maioria das pacientes, em idade fértil, acaba por morrer com a doença.

Exit mobile version