Atingir a idade idosa é uma bênção, por isso se deve respeitar, dar atenção e amor a quem atinge a maior idade por acarretar consigo o segredo da vida. Assinala-se hoje, Dia Internacional do Idoso, muitos são maltratados no seio familiar e da sociedade, o que os obriga a viver longe da felicidade, na rua ou até mesmo em centros da terceira idade, em plena fase da vida tida como a mais sensível, importante do ser humano.
Em entrevista ao AngoRussia, o psicólogo Osvaldo Manuel, considerou os maltratos contra os idosos uma atitude ‘reprovável e repugnável’ merecedora de punição severa, de modo a ‘desencorajar, garantir a integridade física e mental dos idosos’.
Sendo que os idosos numa sociedade têm um valor inestimável em consequência do percurso de vida que têm, entretanto, podem servir de orientadores, de biblioteca para consultarmos sempre que acharmos necessário ou sempre que tivermos um problema.
Por outro lado, Osvaldo Manuel revela que tratar bem das pessoas idosas contribui para o sucesso, porque: “a vida é a melhor escola, os idosos têm um longo percurso podem nos auxiliar nas tomadas de decisões e não só.”
A data foi instituída em 1991 pelas Nações Unidas, com objectivo de sensibilizar a sociedade a cuidar e acarinhar mais das pessoas idosas.
Por Guilherme Francisco