Quando o assunto é tentar engravidar a crença popular está cheia de dicas para ter sucesso. Desde a posição em que se faz sexo até ao ‘truque’ de ficar de pernas ao alto para que os espermatozoides cheguem mais rápido ao óvulo. Mas será que resultam?
Allan Pacey, especialista em fertilidade, explicou numa conferência em Helsínquia que no que toca a engravidar “qualquer sexo é bom”.
E acrescenta que os casais não devem sentir-se culpados por não seguir as ‘regras’ para engravidar que a crença popular apregoa.
Destaca ainda que o esperma só demora “cerca de dez minutos” a chegar às trompas de falópio, que trazem o ovo dos ovários para ser fertilizado. Por isso não há necessidade de levantar as pernas depois do ato sexual ou de ficar sem se mexer depois do coito para tentar que os espermatozoides não se percam. “Os espermatozoides que vão fertilizar o ovo já estão lá dentro”.
Como reporta o Daily Mail, o Dr. Stuart Lavery, ginecologista no Hammersmith Hospital destaca que não há provas de que há posições melhores ou piores para engravidar.
Acrescenta que um estudo concluiu que as mulheres que têm orgasmos engravidam mais, mas explica que esta conclusão se deve à simples realidade de que as mulheres que têm mais orgasmos também têm mais relações sexuais.
Portanto, esqueça o que lhe têm dito, se querem ser pais, o melhor é mesmo praticar.
NM