Quatro alimentos com “bolor” que pode comer à vontade


Pode não ser a ideia mais agradável, até porque o bolor é visto como um indicador de que os alimentos já não estarão nas melhores condições, mas na realidade há alguns alimentos que mesmo tendo bolor podem ser consumidos sem que isso represente qualquer risco para a sua saúde ou bem-estar. Assim sendo, o AngoRussia, selecionou  4 dos alimentos com bolor que pode comer à vontade. 

Foto: Google (Autor Não Identificado)

Geleias, iogurte, natas, pão, queijos em pedaços, ralados ou fatiados e restos de refeições com bolor são para esquecer. Alguns podem ser aproveitados desde que se certifique que foi retirado todo o mofo do alimento, mas se estiver totalmente coberto, o melhor é descarta-lo.

Eis alguns dos alimentos com bolor que pode aproveitar:

  • Salame seco ou presunto curado:

Ambos podem ser consumidos, desde que o bolor esteja apenas à superfície dos alimentos. No caso do salame, em certos casos é normal usarem-se fungos para potenciar o sabor (salame italiano). Já no caso do presunto, é habitual formar-se uma camada à superfície quando seca. Corte a parte afetada e pode consumir à vontade.

  • Vegetais duros

Como pimentos, cenouras ou couve, por exemplo, podem ser consumidos depois de eliminado o bolor. Isto porque contêm baixo teor de humidade, o que dificulta a penetração do bolor.

  • Queijos curados duros

À semelhança do que acontece com o presunto e com os queijos que usam fungos na sua produção (como roquefort, gorgonzola e camembert), os queijos curados duros também podem desenvolver uma camada de bolor. Neste caso, também pode retirar a parte com bolor e consumir o restante.

  • Frutos duros

Embora a maioria das frutas integra o leque de alimentos que podem ser consumidos depois de removido o bolor, já que graças aos níveis de acidez previnem o desenvolvimento de bactérias prejudiciais para a saúde. Ainda assim, há que ter atenção. Se tiverem muito bolor o melhor é não comer. No caso das maçãs, ainda que sejam duras, deve ter atenção porque tendem a produzir uma toxina quando desenvolvem bolor. A melhor opção é não comer.

Exit mobile version