A província de Cabinda estará ausente da Angola Music Awards (AMA)/2015 a decorre, dia 30 deste mês, na cidade de Saurimo (Lunda Sul), por não reunir as condições exigidas nos critérios de selecção dos candidatos.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à Angop, pelo representante da AMA em Cabinda, Alberto Inácio “Paifuidi”, tendo recordado que a selecção dos candidatos é feita através da votação do público, por telefonemas, e os cantores da circunscrição não obtiveram votos suficientes para participarem do evento.
“Cabinda não correspondeu com as expectativas, tendo em conta a fraca presença da música da província em programas radiofónicos e televisivos, assim como realizou uma insuficiente promoção dos cantores locais nas redes sociais e pouca participação dos artistas da região em espectáculos públicos a nível nacional”, justificou.
Lamentou o sucedido e apelou à classe empresarial da província a apoiar mais os artistas locais, no sentido de participarem nos eventos de grande relevância a nível nacional.
A primeira edição da AMA aconteceu em 2013, Luanda, onde a província de Cabinda participou a música “Doutor Mayuya”, do estilo Kintueni, interpretada pelo cantor Paifuidi, que arrebatou o troféu da categoria de melhor música do norte de Angola.