Profissões de homens e profissões de mulheres, ou apenas profissões?


Apesar da luta das mulheres pela igualdade de direitos, nos dias de hoje há quem tenha ainda a opinião de que existem profissões masculinas e profissões femininas. Esta discussão é antiga e persistente.

Homens e mulheres utilizam estratégias distintas para resolver os mesmos problemas, e várias são as pessoas que defendam que ambos estão aptos para exercer qualquer tipo de profissão. Mas mesmo assim é curioso que, ainda hoje, muitas mulheres ganhem menos do que seus colegas homens a exercer as mesmas funções.

No mundo regista-se cada vez mais um número de mulheres a exercer profissões anteriormente classificadas como ‘masculinas’: construção civil, pilotagem, engenharia, sacerdócio, segurança, condução. Ao mesmo passo que cada vez mais homens desempenham funções ‘observadas’ como femininas: estética, culinária, moda, psicologia, fisioterapia, nutrição, enfermagem.

Apesar de tudo, será que existe mesmo profissões restritas em função do género? Bem, parece que essa discussão está longe de terminar.

 

Exit mobile version