“A prática de certos hábitos evita o Stress”, aconselha psicóloga Nzinga Moura


O stress é actualmente um dos maiores males que afecta a população em todo o mundo. Os sintomas variam entre as dores de cabeça, mau humor, choro compulsivo, esquecimento e os batimentos cardíacos acelerados.

As preocupações financeiras, familiares e a sobrecarga de tarefas são algumas das principais causas do stress. A melhor forma para evitar o stress é saber lidar com os problemas e actividades do nosso quotidiano, adoptando um conjunto de comportamentos correctos e saudáveis.

Segundo a psicóloga clínica angolana, Nzinga Moura, ter bons hábitos alimentares, dormir o máximo de horas possíveis, praticar exercícios físicos, reservar um tempo para cuidar de si, cultivar a paz de espírito, buscar ajuda para resolver seus problemas, ser positivo, elaborar tarefas de forma faseada, compreender a imperfeição do ser humano, ser directo e planear as actividades diárias com antecedência são práticas que ajudam a combater e evitar o stress.

“Vários aspectos acabam por estar interligados, ou seja, se as pessoas se mantiverem bem alimentadas, praticarem exercícios físicos e dormirem o mínimo de horas exigidas, conseguem ter a mente mais preparada para absorver melhor vária situações. Se reservarmos um tempo para nós e nos sentirmos bem connosco mesmos conseguimos com facilidade cultivar a paz de espírito e nos tornamos pessoas mais positivas, não devemos nos esquecer de planear nossa rotina diária, elaborar as tarefas de forma faseada e saber enxergar quando já estamos no nosso limite de esforços, lembrar que não somos perfeitos é fundamental. Se formos directos naquilo que queremos e esperamos dos outros consequentemente evitamos situações embaraçosas e estressantes”, afirmou a psicóloga.

A psicóloga recomendou ainda que as pessoas criassem o hábito de ter acompanhamento psicológico regular, de modo a apreenderem técnicas para saber lidar com as diferentes situações que ocorrem no dia a dia.

 

Exit mobile version