Home Lifestyle Por trás das lentes: Dez jovens fotógrafos angolanos emergentes que contam histórias com a câmera

Por trás das lentes: Dez jovens fotógrafos angolanos emergentes que contam histórias com a câmera

Conheça agora 10 fotógrafos angolanos emergentes que merecem estar no teu radar

Por Victória Pinto

A nova geração de fotógrafos angolanos está a mostrar que a imagem pode ser tão poderosa quanto a palavra. Munidos de talento, sensibilidade e uma visão contemporânea da realidade, estes jovens artistas visuais usam a câmara como uma extensão dos seus sentimentos e das suas vivências, retratando o quotidiano, a identidade, a beleza e os contrastes de Angola com autenticidade e criatividade.

Foto: DR

Num cenário onde as redes sociais funcionam como portfólio e palco, estes dez nomes estão a conquistar olhares e convites no país. Mais do que registar momentos, eles contam histórias, suas e do público que os procura.

Conheça agora 10 fotógrafos angolanos emergentes que merecem estar no teu radar:

1. Magno Daniel – Magno Daniel é um fotógrafo opta por registar as paisagens urbanas, com exposições que o confirmam como um talento para ver e seguir. Seu trabalho propõe um diálogo visual que vai além da estética: revela o potencial dos ambientes do cotidiano para carregar histórias e sentidos inesperados.

Daniel opta por tons monocromáticos para tirar o foco das cores e concentrar a atenção na forma, luz, composição e na emoção da imagem. O uso do preto e branco dá aos seus registos uma sensação de intemporalidade e reflexão profunda, o que se alinha com o seu interesse em “não lugares” e espaços urbanos ressignificados.

2. Jormi – Entre o retrato e a fotografia artística, Jormi é conhecido pelas suas séries fotográficas experimentais, onde funde cor, textura e identidade afro-contemporânea.

3. Rosanndra – Fotógrafa especializada em retratos e construção de marcas pessoais, com olhar sensível voltado especialmente às mulheres em todas as suas fases. Seu trabalho busca capturar a essência, a força e a autenticidade de cada mulher — seja em momentos de transição, crescimento, redescoberta ou celebração. Através de uma abordagem acolhedora e intuitiva, cria imagens que não apenas revelam beleza, mas contam histórias reais, fortalecendo a conexão entre imagem, identidade e propósito.

Foto: DR

4. Iracelmo da Cruz – Profissional em fotografia urbana e de eventos culturais, Iracelmo eterniza momentos da nova cena artística angolana com dinamismo e cor. O seu trabalho é presença constante em festivais e cada clique seu é um testemunho de identidade e expectativa.

5. Sandoval – Experiente em criar imagens profissionais e tecnicamente refinadas voltadas para uso institucional, empresarial ou pessoal com padrão elevado. Seu trabalho equilibra estética e funcionalidade, garantindo que cada imagem comunique credibilidade, identidade e presença visual forte.

6. Lelita Marques – Trabalha com ensaios fotográficos altamente planejados, que combinam estética contemporânea, elementos simbólicos e um estilo visual que transcende o tempo. Produz imagens impactantes, poéticas e únicas, com forte carga emocional e narrativa.

7. Elidio – Aposta em fotos de pessoas que ajudam a contar uma história e “abusa” de retratos esteticamente atrativos e tecnicamente bem executados que têm potencial para ser vendidos como produto, como ensaios fotográficos para bancos de imagem, capas de revistas ou campanhas publicitárias.

8. Jorciel Wiclef– Com um estilo minimalista e expressivo, Pascoal investe em composições que misturam moda e ancestralidade. A sua lente constrói narrativas visuais que desafiam o olhar convencional.

9. Gênesis Agostinho – é um fotógrafo apaixonado por contar histórias por meio da imagem, com actuação marcante nos universos da moda e de eventos sociais e corporativos. Seu olhar apurado combina estética, emoção e autenticidade, criando fotografias que vão além do registo, capturam estilo, atmosfera e personalidade.

10. Deury Negrinho –  é um fotógrafo apaixonado por criar imagens que falam por si. Ama retratar modelos ao ar livre — nas ruas da cidade, em paisagens urbanas ou à beira-mar, seu trabalho combina estética natural com propósito. As fotografias criadas por si, são capazes de inspirar, influenciar e ajudam a vender.

Foto: DR

Estes jovens criadores são a prova de que a fotografia em Angola está viva, em transformação e pronta para o mundo. Cada clique é um testemunho de identidade e expectativa, com luz, sombra e alma. Os seus trabalhos mostram que em país existe uma nova geração pronta para inspirar e surpreender.

 

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment