Nomes emblemáticos do mundo da música como Rui Veloso, Kalaf e Pedro Hossi, foram alguns dos amigos e compatriotas que fizeram questão de felicitar pessoalmente o músico e compositor Paulo Flores, na inauguração do seu restaurante “Poema do Semba”, em Lisboa.
O novo empreendimento comercial de Paulo Flores o autor de “Ché Povo”, tem como nome “Poema do Semba, Ritmo dos Sabores Africanos”, os versos da canção antiga materializam-se no restaurante que está localizado na Avenida Dom Carlos I. Além da gastronomia angolana, a casa também oferece iguarias tipicas dos mais diversos países africanos.
Um ponto de encontro que sirva para reviver o semba, um espaço para ouvir e partilhar poesia, contos africanos e provar uma culinária variada que cruza mares e funde-se nos tachos do chef Luís Sotto Mayor.
A decoração dá o toque familiar. Nas paredes estão fotografias de Cassiano Bamba, irmão do artista plástico Kiluanji Kia Henda. A ideia é que o espaço seja constantemente usado para divulgação de músicos, artistas plásticos, fotógrafos, pintores, todos amigos de Paulo Flores. Por isso, também vai mudando a cada seis meses.
Até a localização foi pensada ao pormenor. Além de estratégico em termos turísticos, Santos foi escolhido pelo cantor por ser um bairro que sempre esteve muito ligado à história dos africanos em Portugal. “Temos o Poço dos Negros ao lado. Sempre viveram aqui muitos cabo-verdianos. As primeiras lojas de música africana eram aqui. Para nós, é importante saber que é um eixo turístico com essa história”, justificou ao Rede Angola o autor de O País Que Nasceu Meu Pai.
O músico e compositor Paulo Flores é uma das referências da música popular de Angola. Mudou-se para Lisboa durante a sua infância, onde estreou-se como cantor de kizomba, lançando o seu primeiro álbum em 1988 que ainda hoje faz sucesso.
Informações úteis
Restaurante e bar.
Horário de funcionamento: 19h-02h. Fecha às terças-feiras.
50 lugares.
Preço médio: EUR 45 (USD 56).
Reserva aconselhável: +351 213 950 170.
Morada: Avenida Dom Carlos I, n.º 140, Santos, Lisboa.