Está na dúvida sobre quando é a hora certa para o casamento? Bem, você pode até esperar. Mas não espere demais — ou o risco de divórcio aumenta. É o que defende Nicholas H. Wolfinger, sociólogo da Universidade de Utah. Segundo ele, as pessoas que se casam com entre 28 e 32 anos são as que têm a menor chance de se separarem.
No entanto, é bom tomar cuidado. A análise do pesquisador sugere que, após os 32, cada ano que passa aumenta em 5% as chances de um divórcio.
De acordo com o site Business Insider, Wolfinger estudou números de 2006 a 2010 e de 2011 a 2013 da National Survey of Family Growth (Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar). Ele também levou em conta fatores como gênero, cor, estrutura familiar de origem, educação e tradições religiosas.
Os resultados mostram uma curva em forma de U na relação entre a idade de casamento e o risco de divórcio. “As chances de divórcio diminuem a partir da adolescência, passando por vinte e tantos anos, e chegando aos trinta e poucos anos”, escreve Wolfinger. “Depois disso, as chances de divórcio subem novamente.”
Embora Wolfinger reconheça que seja difícil identificar a razão pela qual tal fenômeno acontece, ele tem um palpite polêmico. É possível que as pessoas que esperam até os 30 para casar “não estejam predispostas a se dar bem em seus casamentos”.
“Algumas pessoas parecem ser mal-humoradas desde sempre. Elas naturalmente têm problemas com relações interpessoais. Consequentemente, adiam o casamento, muitas vezes porque não conseguem encontrar alguém disposto a se casar com elas. Quando se juntam, a união automaticamente tem alto risco de acabar”, diz Wolfinger.