Um estudo publicado recentemente, pela revista científica JAMA Psychiatry, concluiu que pessoas que acordam cedo, especialmente as mais velhas, e se mantêm activas durante o dia, são mais felizes e têm um melhor desempenho em testes cognitivos.
Para conseguir estas conclusões participaram, no estudo, 1.800 americanos, com mais de 60 anos, que usaram pulseiras de monitorização de actividade, durante uma semana, e preencheram questionários sobre o seu estado de espírito e saúde.
Os investigadores conseguiram concluir que o grupo que se manteve activo, durante menos tempo, teve os piores resultados nos testes cognitivos e relatou mais casos de depressão. Já os que se mantiveram activos durante mais tempo, sentiam-se mais felizes, menos deprimidos e conseguiram bons resultados nos testes.
O estudo sugere que os padrões de actividade, como começar o dia cedo, permanecer activo o dia todo e seguir a mesma rotina todos os dias são vitais tanto para o envelhecimento saudável, quanto para a saúde mental.