“Pessoas alcoolizadas não sabem quão bêbadas estão”, diz Estudo


Depois de um estudo feito em bares e discotecas um grupo de investigadores concluiu que as pessoas são completamente incapazes de determinar o quão embriagadas estão quando quando estão a beber com um grupo.

A equipa, liderada por Simon Moore, da Cardiff University, diz que a maioria das pessoas envolvidas no estudo tinha noções incrivelmente imprecisas da sua embriaguez e dos perigos de beber.

Mas os pesquisadores também aprendemos algo não-óbvia e intrigante sobre como as pessoas estimar seus níveis de embriaguez.

Num artigo publicado no BMC Public Health, os investigadores contam que as pessoas tendiam a colocar a sua ‘bebedeira’ em ranking ao comparar o seu estado com o dos outros e que decidiam beber a mais quando viam que as pessoas à sua volta também bebiam mais.

 Como reporta a ARS Technica, os cientistas sociais especulam que este fenómeno estranho se deva em parte à tendência de os humanos pensarem em termos de ranking, sendo que se toda a gente beber dez bebidas por semana numa sociedade ninguém vai pensar que está com mais risco de ter problemas de saúde relacionados com o consumo de álcool – pois como é o normal o ranking das pessoa também não se altera.

NM

Exit mobile version