Uma pesquisa publicada recentemente, pelo New England Journal of Medicine, revelou que está a ser testado um novo creme para vitiligo, que promete repor a pigmentação da pele e pode estar disponível em breve. Os testes mostraram-se bastante promissores, com vários doentes a verem parte da pigmentação a ser reposta.
De acordo com a New England Journal of Medicine, o uso de ruxolitinibe, como é chamado, trouxe melhorias na pele de pelo menos um terço dos pacientes durante seis meses. Este novo medicamento tem o objectivo de restaurar a cor da pele e não remover a coloração, como acontece com outros tratamentos já aprovados.
Os testes foram feitos em 450 pessoas, sendo que 30% delas apresentaram uma melhoria na pigmentação. O creme mostrou-se mais eficaz com a utilização num período de vários meses, tendo resultados mais rápidos no rosto e pescoço.
Contudo, não foi possível perceber ainda se depois dos pacientes pararem a utilização deste produto, a pele volta à coloração que tinha na fase sem tratamento.