Pediatras alertam pais sobre os perigos dos brinquedos usados no banho dos bebés


Muitos bebés e crianças pequenas adoram brinquedos no banho, mas alguns cuidados são fundamentais para que eles não desenvolvam, com o tempo, fungos, bactérias e outros micro-organismos, como alertam alguns pediatras. 

Alguns brinquedos funcionam como veículos de transmissão e podem acarretar algumas doenças ao alojarem microrganismos como bactérias, fungos, vírus, ácaros, podendo ocasionar algumas doenças como conjuntivite, gastroenterite, gripes, asma e rinites, entre outras.

Segundo alguns pediatras o uso de brinquedos durante o banho é uma boa opção para estimular e desenvolver as crianças, mas devem ser lavados com sabão neutro, secos e friccionados com pano umedecido em álcool de 70%. Secar ao sol pode remover a cor, deixando o material com a aparência desbotada.

Os brinquedos devem ser limpos regularmente, para evitar que os micro-organismos se multipliquem e provoquem doenças. Na prática, para brinquedos dos bebés, pelo menos uma vez por semana, já para os que ficam guardados por mais tempo e os muito delicados, como ursinhos de pelúcia e bonecas de pano, a higienização deve ser feita a cada quinze dias. O local da brincadeira e as caixas que armazenam os brinquedos também devem ser limpos com frequência.

Por esta razão, Pediatras aconselham aos pais  escolherem brinquedos que não acumulem água, ou que retirem toda a água para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias. As banheiras plásticas também devem ser substituídas sempre que estiverem danificadas.

Todo o processo de higienização deve acontecer sem exageros, porque também é importante que as crianças criem defesas e resistências a micro-organismos, para fortalecerem o seu sistema imunológico.

 

Exit mobile version