Muitos são os pais que pensam que o melhor para que o bebé perder os mimos nos primeiros dias de vida, é deixá-lo chorar e não atendê-lo no momento da ‘birra’. No entanto, alguns pediatras alertam os pais sobre essas práticas, que vai contra os instintos parentais naturais de amar, cuidar e estar presente para os seus filhos, e afirmam ser prejudicial ao desenvolvimento emocional do bebé.
De acordo alguns pediatras, um bebé que está a ser submetido a grandes doses de stress nos seus primeiros 3 anos de vida, pode vir a crescer como uma criança que desconfia de todos, que prefere o isolamento, temerosa, com a autoestima baixa, com um vazio interior, com problemas para controlar as suas emoções, mais ansiosas e menos cooperantes.
Ainda segundo os mesmos, o que mais produz stress em um bebê é se sentir desprotegido, chorar e não encontrar consolo ou não ser atendido. Um exemplo comum, é a impaciência de todos os pais para que o bebé aprenda a dormir a noite toda.
Para evitar choros constantes, os pediatras aconselham os pais a criarem vínculo com o bebé desde o início, a abraça-lo, consolar e atende-lo nos seus momentos de stress, medo ou ansiedade.
0 Comentário