“Outubro Rosa” une mulheres angolanas na luta contra o cancro da mama


“Outubro Rosa” é uma campanha anual realizada mundialmente no mês outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde. Ciente disso, cinco mulheres, nomeadamente Tunisia Sebastião, Edna Nobre, Katia Miguel, Dalila Prata e Maíra Tavares, criaram a Associação Semana Rosa Angola, com o objectivo de consciencializar a sociedade sobre diversos problemas ligados a saúde e, em colaboração com o Instituto de Oncologia  desenvolvem as acções para promover informação e apoio às vítimas do referido câncer.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Para a abertura das actividades neste mês, a Associação decidiu fazer algo diferente e começou com uma sessão fotográfica que contou com a participação de “guerreiras” que mostraram a beleza e o resgate da auto estima das mulheres em tratamento contra o câncer.

A sessão tem o intuito de ajudar as vítimas a reencontrarem a sua beleza e força interior e mostrar à elas que apesar do câncer continuam belas.

O câncer da mama atinge mais de 50 mil mulheres por ano, por isso a sua prevenção é necessária.  A “Semana Rosa Angola” tem como principal objectivo, dar apoio moral e material as instituições que trabalham directamente com os pacientes desta doença, estimular a auto-estima daqueles que normalmente enfrentam a epidemia e transmitir todo tipo de  informação sobre o câncer a sociedade, de forma a reduzir o  número de pessoas afectadas.

Exit mobile version