É já certo que o azeite deve fazer as vezes do óleo vegetal, mas para quem continua a preferir a segunda opção fica mais um alerta: A sua saúde pode estar em risco.
Segundo alguns estudos mais recentes, os óleos de sementes processados, como de soja, girassol, milho, canola, entre outros, somado ao consumo elevado de hidratos de carbono simples são altamente inflamatórios para o organismo, contribuindo para o sobrepeso e aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.
A questão apontada por profissionais da saúde é que apesar de carregarem a palavra ‘vegetal’, os óleos de sementes não têm praticamente nada de naturais. Ao passar pelo método de processamento, as sementes são aquecidas, espremidas e são adicionados diversos produtos químicos industriais, considerados por alguns especialistas altamente tóxicos.
“Os óleos vegetais contêm uma concentração muito elevada de ácidos gordos ómega 6, que só seria benéfico se associado a um maior consumo de ómega 3, como o que está presente em peixes como o salmão e arenque selvagens, o que não acontece. Os níveis desequilibrados de ómega-3 e ómega-6 têm sido associados a uma série de problemas de saúde, entre eles problemas cardiovasculares e excesso de peso”, destacou Dr. Patrick Rocha, Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crónicas (INEODOC).
NM