O que os angolanos preferem almoçar no sábado: Mufete ou funge com algum acompanhante típico?


Sábado é o dia perfeito para curtir saborear um bom prato tipicamente nacional, em presença da família e amigos, num espaço animado e festivo onde cada um é livre para pôr a conversa em dia. Para os angolanos um bom mufete ou funge acompanhado de (calulu de carne seca, moamba de galinha, peito alto, fúnbua, macaiabo e outras guarnições a gosto de cada um), são elementos que não podem faltar à mesa dos angolanos quando chega o final de semana.

Reunimos neste artigo os dois referidos pratos  para tentar compreender dentre eles qual deles os angolanos preferem almoçar aos sábados.

Mufete é um prato típico da ilha de Luanda constituído por peixe grelhado (carapau, peixe galo ou cacusso), feijão de óleo de palma, mandioca, banana pão, batata-doce e farinha musseque, que são acompanhados por um molho verde de cebola com vinagre, azeite doce, gindungo e uma pitada de sal.

O mufete já era consumido na era colonial como parte integrante do menu dos ilhéus, sendo um prato irresistível tradicionalmente apreciado aos sábados, estando no entanto presente em todas as comemorações como aniversários, noivados ou casamentos. Os “mais velhos” da ilha gostam de comer o mufete, pelo menos três vezes por semana, mesmo que não haja nenhum tipo de festa ou comemoração.

O Funge ou Pirão, é um alimento  muito comum na culinária de Angola, sendo tradicionalmente servido com  algum tipo de alimentos com molho, como a famosa Moamba de Galinha.

A receita pode ser confecionada com farinha de milho ou de mandioca, que é cozida e mexida de forma energética, a fim de se conseguir a consistência certa. A variante feita com milho, mais usual no sul de Angola, apresenta a tonalidade amarela própria do ingrediente, já a receita com farinha de mandioca, muito utilizada no norte do país, apresenta uma cor acinzentada, com laivos de castanho.

Exit mobile version