Os Cientistas do Centro de Regulación Genómica (CRG) de Barcelona, em Espanha, estão a desenvolver um novo teste que irá permitir detectar várias doenças, como o cancro, em menos de três horas, segundo um estudo publicado na revista Nature Biotechnology.
A investigação revela que através de moléculas tRNA é possível diagnosticar cancro de forma rápida e com um custo de 50 euros (27.831 kzs) por amostra, como indica o jornal ‘El Mundo’ que explica não se tratar de um exame invasivo.
“Os tRNAs são moléculas que contêm muita informação, com enorme potencial para o diagnóstico e prognóstico de doenças. Até agora não foram exploradas devido à falta de métodos que consigam captar esta informação de forma quantitativa e com boa relação custo-eficácia.O tipo de modificação de tRNA pode mudar dependendo do estado da doença, e fornecer informações valiosas”, conta Eva Novoa, a responsável pela equipa que desenvolveu o novo método.
O novo método de diagnóstico é conhecido neste momento como Nano-tRNAseq, o que segundo o especialista é muito mais barato.
“É muito mais barato e podemos ter resultados em alguns dias. Num futuro próximo, dentro de algumas horas”, explica Morghan Lucas, investigador do Centro de Regulación Genómica.
Esta investigação “abre caminho para desenvolver um método simples, barato e altamente preciso que pode quantificar de forma não invasiva essas moléculas”.
0 Comentário