Novo anticorpo que ataca 99% do vírus VIH pode chegar em 2018


A luta contra o vírus VIH, ainda continua a ser uma das maiores ‘dores de cabeça’ da ciência e de muitos portadores do mesmo,  mas têm sido cada vez mais recorrentes os pequenos, mas promissores, passos na descoberta da cura para a doença.

Segundo um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, da Escola Médica de Harvard, do Instituto de Pesquisa The Scripps, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da farmacêutica Sanofi, este novo anticorpo vai ajudar a travar 99% do vírus a maioria dos seres humanos portadores do mesmo.

Publicidade

A apresentação do anticorpo que chega a atacar cerca de 99% do vírus contra o sida, está previsto para 2018. Numa fase experimental os três anticorpos específicos de ampla neutralização, foram testado em macacos que por sua vez os resultados foram explendidos e se espera testar nos seres humanos.

VIH é um lentivírus que está na origem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma condição em seres humanos na qual a deterioração progressiva do sistema imunitário propicia o desenvolvimento de infecções oportunistas e cancros potencialmente mortais. A mesma tem origem na transferência de sangue, sémen, lubrificação vaginal, fluido pré-ejaculatório ou leite materno.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!