O escritor Nituecheni Africano, pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, foi distinguido, nesta segunda-feira, 12 de Agosto, com dois prémio de “Melhor Livro de género Romance Policial” e “Melhor Autor Jovem Contemporâneo de África”, com o seu livro “O recluso, o princípio e o fim de uma injustiça”, durante a 25ª edição da gala de premiação do maior concurso de literatura “Fox USA 2024”, em Nova Iorque, Estados Unidos.
Segundo o autor, o livro vencedor despertou o interesse por parte do júri do concurso, composto por 10 especialistas norte-americanos, que classificaram a sua obra literária como a vencedora, com 3 mil e 567 pontos. Na segunda posição ficou o escritor nigeriano Chigozie Obioma, com 1.345 pontos.
A obra “O recluso, o princípio e o fim de uma injustiça”, tem 218 páginas é dividida em 12 capítulos, e foi traduzida em língua inglesa pela editora brasileira Rocco. A obra narra a história de um jovem advogado que parte para defesa de um caso muito mediático e não se deixou levar pela forma misteriosa como a justiça estava a levar o caso, tendo em pleno julgamento o profissional usado a sua sapiência para defender e conseguir a absolvição do réu. Por ter sido um caso muito difícil, se torna no herói da comunidade e conhecido como defensor dos direitos humanos.
Nituecheni Africano é o primeiro escritor angolano e africano a vencer aquele prémio literário, encaixando 16 mil dólares e um patrocínio para editar 200 exemplares do livro, que serão publicados e vendidos na sede da Fox.