Natal: O que não pode faltar à mesa?


Muito do Natal passa-se à mesa. Pense no Natal, agora, pense no tempo que passa à mesa no Natal. É bastante? Assim sendo, faz sentido conceder à decoração da mesa, uma importância devidamente proporcional. Mas numa altura em que, mais do que nunca, as famílias angolanas “apertam os cintos”, importa fazer escolhas ponderadas. Por isso mesmo, o AngoRussia preparou algumas sugestões originais e pouco dispendiosas para (bem) decorar a mesa neste Natal.

Foto: Dicas de Mulher e hôma

É na mesa que se timbra juntamente com os mais próximos a verdadeira confraternização e partilha a que a época natalícia apela. Como tal, não se pode descurar a decoração desta, devendo temperá-la com bom gosto, de preferência sem empenhar o subsídio de Natal apenas para esse fim.

Jogar com as cores ideais, evocativas do tema natalício, e somando mais alguns detalhes de decoração é possível obter uma mesa de Natal capaz de convencer a mais exigente das visitas.

O que não pode faltar à mesa?

1. Em primeiro lugar, uma toalha

Foto: hôma

Uma toalha é, por certo, um elemento importante numa mesa, principalmente numa mesa de Natal. Pode ser uma específica, com padrão alusivo à época, mas sendo a ideia poupar, uma toalha lisa, ou axadrezada, com cores natalícias funcionará igualmente bem e poderá com facilidade ser reutilizada. Quanto a cor, pode sempre optar pelo vermelho e o verde, sem dúvida, mas também o intemporal branco.

2. Loiça a combinar

Para a cor da loiça, pode optar pela cor branca, nunca compromete e comunicará sempre bem com outras escolhas decorativas, mas as cores sugestivas da quadra ou com detalhes mais requintados, como um rebordo dourado, também ficarão lindamente na sua mesa de Natal.

3. Talheres

Foto: hôma

Os que são usados no quotidiano tendem a sofrer sinais de desgaste e, provavelmente, não estarão em condições de integrarem o painel natalício. Ter um conjunto de talheres só para ocasiões especiais é uma excelente ideia, e precisamente porque são especiais podem ostentá-lo com um banho dourado. Se bem que um faqueiro prateado é uma opção segura e com o design certo que pode gritar elegância.

4. Copos

No que toca a peças essenciais para compor a mesa de Natal falta ainda falar dos copos. Copos com apontamentos de cor, tons dourados são novamente bem-vindos, ou com texturas mais trabalhadas serão um elemento forte a considerar. No caso deste item, pela sua fragilidade, convém ter um conjunto de reserva para receber convidados em casa qualquer que seja a ocasião.

5. Utensílios de servir 

Foto: hôma

Talvez não tão essenciais mas igualmente importantes são os utensílios de servir onde é colocado prato de comida, como tabuleiros, pirex, travessas, saladeiras, pratos para bolos, ou tarteiras. Tem a certeza de que as peças deste género que tem em casa e que usa há anos, algumas até diariamente, cumprem os requisitos para terem protagonismo na mesa de Natal.

Nos detalhes mora a diferença

Um castiçal com pinhas em jeito de centro de mesa, umas argolas de guardanapo com azevinho integrado, e uns laços ou flores em cima de cada prato compõem uma bonita mesa sem implicar grandes gastos.

Uma coroa de Natal poderá também perfeitamente desempenhar o papel de centro de mesa; abuse de velas, são um excelente aliado; pequenos enfeites decorativos como: pinheirinhos, pais natais ou bonecos de neve, por exemplo, podem ser dispostos na mesa conferindo-lhe automaticamente uma graça natalícia. Todavia, não se esqueça, na dúvida, prefira a sobriedade.

Embora o Natal seja muito mais do que uma comemoração delimitada de dois dias, sendo uma festividade que perpassa a data concreta em que se celebra, a verdade é que estamos já em velocidade de cruzeiro rumo ao seu apogeu. Todo o quadro se compõe para festejar a quadra e, apesar de ainda ao longe, já começa a cheirar a bacalhau com couves, a peru e a sonhos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *