Segundo a BBC, o Governo da Escócia aprovou, por unanimidade, a Lei dos Produtos para Período (Gratuitos), esta terça-feira. A medida estabelece que passa a haver um dever legal das autoridades locais de assegurar que artigos como tampões e pensos higiénicos estejam disponíveis para “qualquer pessoa que deles precise” de forma gratuita.
O projecto de lei foi apresentado pela deputada trabalhista Monica Lennon, que desde 2016 centra a sua actividade na luta contra a pobreza.
Segundo esta nova lei, tornou-se mais “prático” o acesso a este tipo de produtos, sendo que esta era uma “medida fundamental”, sobretudo agora, devido à pandemia.
“Os períodos não param porque há uma pandemiaeo trabalho para melhorar o acesso a tampões,pensos ea produtos de higiene reutilizáveis nunca foi tão importante”, acrescentou.
A medida visa ajudar os que sofrem de ‘Pobreza do Período’, termo usado para descrever todos aqueles que, por terem baixos rendimentos, não conseguem aceder a produtos de higiene íntima adequados.
A Escócia é o primeiro país do mundo a tornar os produtos de higiene íntima feminina gratuitos para todos.
Lusa