Mulheres passarão a receber pensos e tampões de modo gratuito na Escócia


Segundo a BBC, o Governo da Escócia  aprovou, por unanimidade, a Lei dos Produtos para Período (Gratuitos), esta terça-feira. A medida estabelece que passa a haver um dever legal das autoridades locais de assegurar que artigos como tampões e pensos higiénicos estejam disponíveis para “qualquer pessoa que deles precise” de forma gratuita.

O projecto de lei foi apresentado pela deputada trabalhista Monica Lennon, que desde 2016 centra a sua actividade na luta contra a pobreza.

Publicidade

Segundo esta nova lei, tornou-se mais “prático” o acesso a este tipo de produtos, sendo que esta era uma “medida fundamental”, sobretudo agora, devido à pandemia.

“Os períodos não param porque há uma pandemiaeo trabalho para melhorar o acesso a tampões,pensos ea produtos de higiene reutilizáveis nunca foi tão importante”, acrescentou.

A medida visa ajudar os que sofrem de ‘Pobreza do Período’, termo usado para descrever todos aqueles que, por terem baixos rendimentos, não conseguem aceder a produtos de higiene íntima adequados.

A Escócia é o primeiro país do mundo a tornar os produtos de higiene íntima feminina gratuitos para todos.

Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *