Morre aos 89 anos Harper Lee a escritora do livro ‘O sol é para todos’ e ‘Mataram a Cotovia’


A escritora americana Harper Lee morreu aos 89 anos. Ela ficou famosa por escrever o clássico “O sol é para todos” em 1960. A obra ganhou um Prêmio Pulitzer e é considerada uma obra-prima do século 20 por seu retrato da injustiça racial na era da depressão no sul dos Estados Unidos.

A escritora norte-americana Harper Lee, que ainda no ano passado voltou a ser um dos nomes de destaque na literatura com a publicação de Vai e Põe Uma Sentinela, editado pela Presença, sequela da obra-mestra Mataram a Cotovia, morreu nesta sexta-feira. Harper Lee tinha 89 anos. A notícia foi avançada por vários jornais locais e confirmada pela editora da escritora, a HarperCollins, ao New York Times.

Harper Lee morava em uma casa de repouso em sua cidade natal no Alabama e sofria de deficiências visuais e auditivas.

Depois do primeiro livro, ela se retirou da vida pública e ficou até 2015 sem lançar um novo romance. No ano passado, foi lançado “Vá, coloque um vigia”, que continua a história do livro de estreia. Seu manuscrito foi descoberto nos arquivos da escritora em 2014.

“O sol é para todos” vendeu aproximadamente 30 milhões de cópias. No ano passado, “Vá, coloque um vigia”, teve a maior pré-venda dos EUA desde “Harry Potter”, com 1,6 milhões de exemplares vendidos em papel.

“Vá, coloque um vigia”, editada por Harper Collins, põe em cena, 20 anos mais tarde, os mesmos personagens de seu primeiro livro.

No Twitter, multiplicam-se as homenagens à escritora. “Descanse em paz, Harper Lee. A única coisa que não se submete à regra da maioria é a consciência de uma pessoa”, escreveu no Twitter o CEO da Apple, Tim Cook, citando uma conhecida frase da obra de Lee.

As causas da morte não foram reveladas.

Exit mobile version