Ministra da Saúde apela população a denunciar técnicos que desviam medicamentos


Com objectivo de erradicar a prática de desvios de medicamentos nos hospitais públicos, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que esteve recentemente em Mbanza Kongo, no Zaire, onde visitou algumas instituições de saúde, apelou à população a denunciar os técnicos de saúde que desviam medicamentos e material gastável das unidades sanitárias públicas.

A ministra que prometeu que o Ministério da Saúde vai ter mão pesada contra os que insistirem nessa prática, confirmou ainda que a instituição em questão trabalha com o Ministério do Interior para travar a saída da rede pública de saúde de meios destinados aos doentes.

“Fazemos um apelo às pessoas para denunciarem sempre que ocorrerem situações do género”, acentuou Sílvia Lutucuta, após fazer entrega de medicamentos essenciais aos hospitais provincial e municipal, centro de saúde de Kianganga e ao centro materno-infantil em Mbanza Kongo.

Para Sílvia Lutucuta, os medicamentos e materiais gastáveis das unidades hospitalares devem ser encarados e cuidados como se fossem dádivas da igreja, ressalvando que os mesmos não podem ser roubados, ao usar a frase “ninguém rouba oferta da igreja”.

Exit mobile version