Existem doenças, como a diabetes, que podem afectar diversas partes do corpo, como o fígado e os olhos. Contudo, além desses problemas, há também algumas condições de mudanças hormonais, como a menopausa, que é muito comum em mulheres acima de 45 anos, que também podem manifestar alguns efeitos nos olhos.
Atingindo milhões de mulheres por ano no mundo todo, a menopausa é um declínio natural dos hormônios que acontece por volta dos 45 aos 50 anos. Ela começa 12 meses após a última menstruação e tem como principais sintomas, ondas intensas de calor e secura vaginal.
Com isso, a combinação desses dois sintomas pode acabar causando doenças como depressão e ansiedade. Nesse período cheio de transformações, também podem ocorrer alguns problemas na visão como a síndrome dos olhos secos, algo muito desconfortável que faz com que olhos fiquem mais propensos a lacrimejar.
Segundo especialistas, é importante entender como eles ocorrem, seus principais sintomas e aprender a cuidar melhor da visão, de modo a evitar que esses problemas acabem por aparecer. Além disso, os olhos também podem mudar de forma à medida que as mulheres envelhecem e as suas hormonas se alteram, o que é capaz de “causar problemas às que usam lentes de contacto. Os olhos cansados ou tensos podem ser outra queixa comum, o que tem efeitos como dores de cabeça ou tensão à volta do pescoço e dos ombros.
Os mesmos alertam ainda que, as alterações hormonais podem afetar as glândulas meibomianas, que produzem óleos e ajudam o olho a proteger-se e a lubrificar-se com as lágrimas, problemas que causam olho seco e aumentam o risco de infeção.
Para cuidar da saúde dos seus olhos, caso a mulher sinta alguns dos sintomas mencionados acima, como visão embaçada, é importante ir a um oftalmologista, e realizar exames, de modo a diagnosticar os problemas que se tem ou pode vir a ter.