Medicamentos para o combate a diabetes em Angola serão mais baratos em 2018


Com objectivo de aliviar as dores daqueles que diariamente sofrem com a referida doença, muitas das vezes chegam a serem mesmo amputados, de modo a impedir a progressão de feridas, o Conselho de Ministros aprovou a decisão do Presidente da República, João Lourenço, que determina que a importação de medicamentos contra a diabetes vai estar isenta do pagamento de direitos aduaneiros. Segundo avançou a Angop. 

A partir de 2018, os produto farmacêutico, tecnicamente obtido para o combate a diabetes em Angola chegarão aos cidadãos que padecem da doença a preço mais barato. Sendo que os preços dos medicamentos para combater a diabetes não são subvencionado pelo Estado. A decisão presidencial é encarada como o primeiro passo para que a doença crónica não transmissível, receba a mesma atenção do Executivo.

Um alívio para centenas de famílias que viam a doença crónica não transmissível como um grande fardo nas despesas familiares, numa altura em que a crise exige das famílias grande contenção financeira.

Recorde-se que há alguns anos, antigo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, fez saber publicamente que o Executivo estava a estudar a melhor forma de aliviar as despesas dos doentes com a aquisição regular de medicamentos.

Por: Garcia Alberto

 

Exit mobile version