Masturbação alivia as dores menstruais e traz outros benefícios para a saúde


Já foi considerada por várias sociedades como um ato imoral e prejudicial. Mas, a ciência revela que traz bastantes benefícios para a saúde e bem-estar.

Masturbação feminina

O serviço espanhol da BBC, BBC Mundo, falou com Mariano Rosselló Gaya, antropólogo e especialista em medicina sexual do Instituto Médico Rosselló, em Espanha, que revelou cinco benefícios da masturbação cientificamente comprovados e que provavelmente não conhecia:

1. Alivia as dores menstruais. “Todas as substâncias químicas que se produzem na corrente circulatória ao ter um orgasmo atuam como um analgésico contra as dores pré-menstruais”,destaca o especialista.

2. Fortalece o sistema imunitário. Segundo um artigo publicado na Sexual and Relationship Therapy, o sistema imunológico dos homens que se masturbam funciona melhor. E o facto de ejacularem, destaca Mariano Reselló, “evita que sejam produzidas infeções por bactérias exteriores”.

3. Melhora a qualidade do sono. O especialista sublinha que “depois do orgasmo é libertada uma série de endorfinas, hormonas, catecolaminas e citocinas que atuam como relaxantes químicos que induzem ao sono”.

4. Contribui para a sensação de bem-estar. “A libertação de endorfinas e catecolaminas baixa os níveis de stress e melhora o nosso estado de ânimo”, diz Roselló.

5. Melhora a relação do casal. Contrariando a crença popular de que a masturbação estraga os relacionamentos amorosos, os especialistas dizem que isso não passa de um mito. “Em geral, a atividade sexual e a intimidade entre o casal devem ser cultivadas. Ter bons orgasmos consolida a relação e, assim, a convivência familiar”, conclui Roselló.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!