Maria Eugénia Neto esposa do primeiro presidente de Angola , lança nesta quinta-feira (9), pelas 16h no espaço memorial Dr. Antonio Agostinho Neto em Luanda, uma obra intitulada “Cartas de Maria Eugénia a Agostinho Neto” que vai fazer parte da coleção “Novo Rumo” na qual já existem sete obras.
A obra retrata os momentos passados pela autora e seu esposo, Agostinho Neto, nos anos coloniais, quando este se encontrava em regime carcerário e ela recorria às cartas para poder contactar com aquele que viria a ser o primeiro presidente de Angola .
Coube a apresentação do livro, o docente universitário António Quino que, referindo-se a obra, avançou que as mais de 180 cartas enviadas por Maria Eugênia de 1950 a 1971.
António Quino avançou que as cartas apresentam conteúdos ligados ao amor, saúde e o que pensava a companheira de Neto sobre o anseio da independência que viviam as colónias.
O prefácio escrito pela filha do casal Irene Neto, diz que as cartas foram escriras no século XX (anos 50) depois do inicio a luta armada. O livro reflete amizade, cavalheirismo, companheirismo, respeito e amizade existente numa relação, um livro repleto de emoções que mais uma vez vai engrandecer a literatura angolana.
A obra foi editada pela Fundação António Agostinho Neto e teve uma tiragem de 1000 exemplares. Estará disponível nas casas de venda em Luanda
Maria Eugênia Neto nasceu em 1934, em Trás os Montes (Portugal) e cresceu em Lisboa. é autora de varias obras literárias.