A famosa palmatoria chamada por “Maria das Dores”, é um dos instrumentos mais marcantes na infância de alguns alunos angolanos que passaram por ela quando ainda frequentavam o primário, o secundário e até as explicações.
Passando por todos os castigos aplicados nas escolas e explicações, há um mais marcante que com certeza continua marcado até hoje na memória dos alunos angolanos, a famosa “Maria das Dores”, um dos instrumentos que alguns dos professores das escolas e explicações usavam para castigar aos alunos ‘golpeando-os nas mãos’, a todos que não faziam as suas tarefas ou se comportavam mal durante as aulas.
Elas ‘palmatorias’, eram todas redondas, com um pau estreito como pega e algumas tinham furos no circulo, a fim de aumentar a sensação de dor a quem merecesse levar algumas Marias das dores em suas mãos. Os furos que nela carregavam serviam apenas para vencer a resistência do ar e aumentar a velocidade que o professor usava para golpear, aumentando assim a dor e vestígio deixado na pele por cada golpe.
Actualmente, esse objecto é considerado como um instrumento de crime por alguns países do ocidente, como Inglaterra, Portugal, Brasil, entre outros, como qualquer castigo físico infligido a estudantes.