Após ser citada como luso-angolana em entrevista, pela “Vogue” Portugal, a top model angolana Maria Borges acabou por se indicada para os prémios Globos de Ouro 2014 na categoria “Melhor Modelo Feminino” da SIC, prémios que se atribui a modelos de nacionalidade portuguesa que se destacaram ao longo de 2013. Mas depois de constatado pela organização que Maria Borges não possui nacionalidade portuguesa, mas simplemente angolana, a indicação da modelo reve de ser anulada e no seu lugar entrou a modelo portuguesa Ana Sofia.
Segundo a revista CARAS Portugal, nacionalidade angolana da modelo da We Are Models (agência que gere a carreira de Maria em Portugal) foi o motivo da anulação da sua nomeação.
“Lamentavelmente, a nomeação de Maria Borges para a categoria de Melhor Modelo Feminino teve de ser anulada depois de termos tido conhecimento de que a modelo da We Are Models tem nacionalidade angolana. Diz o regulamento dos Globos de Ouro que os nomeados têm de ter nacionalidade portuguesa ou dupla nacionalidade. Consequentemente, a nomeada passa a ser Ana Sofia, modelo da L’Agence.
Em nome da organização dos Globos de Ouro, pedimos desculpa a todos os visados, em especial a Maria Borges e à agência que a representa.” – pode-se ler no site da revista.
Procurada pela portal platina line, Maria Borges disse que a organização do evento ligou pra ela e pediu desculpas pelos transtornos e ela entendeu, mas a modelo não deixou de mostrar a sua insatisfação alegando que a sua agêncai forneceu todos os dados necessários na altura das nomeações e lá mostra que a modelo é de nacionalidade angolana, não entendendo portanto o porque que mesmo assim a organização avançou com a indicação para depois retira-la.
É que todo mundo sabe que de momento tenho uma nacionalidade que é Angolana, mais tenho família Portuguesa na parte materna, mais o globos tem os seus regulamentos e eu respeito e aceito isso! Mas só não achei correcto mesmo eles sabendo que só Angolana, fizeram a nomeação, mas a produção ligou me a pedir desculpas e eu aceitei, e disse para não voltar acontecer porque não da boa imagem para mim. Mais antes de ser nomeada a minha agência informou tudo, sobre a minha nacionalidade ou passaporte português!