Após dois anos ausentes, os ”Vinhos de Portugal” regressaram na última sexta-feira, 24 de Junho, no Lookal Beach Club, em Luanda, com um dos maiores eventos que reuniu mais de 260 pessoas, entre elas produtores, consumidores, órgãos de comunicação social, líderes de opinião e empresários.
Frederico Falcão, Presidente da ”ViniPortugal” fez um balanço positivo do referido evento e destacou que Angola continua a ser um dos mercados acessíveis para Portugal.
“Isto é um sinal muito positivo, de que Angola continua a ser um dos nossos mercados principais e onde os vinhos de Portugal se destacam na preferência do povo angolano”, destacou.
A ‘ViniPortugal’ continua a apostar em acções de formação sobre vinhos portugueses para os futuros profissionais a actuar neste mercado, tendo estabelecido uma colaboração com a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona, bolsas de estudo para os melhores estudantes classificados.
Portugal, mantém-se destacado como o principal fornecedor de vinho para o mercado angolano, tendo uma quota do mercado de 84,92%. Não obstante, as exportações de vinho para Angola sofreram nos últimos anos uma redução significativa, fruto de conjunturas económicas desfavoráveis. De 2017 a 2021, verificou-se uma quebra média anual no volume de exportações de 6,67% e de 14,69 em valor.
Em 2021 notou-se uma estabilização dos preços, com o registo de um aumento de 0,34% no preço médio das exportações face a 2020. Em 2021, o valor das exportações de vinho atingiu os 24 milhões de euros. Em 2022 é possível assistir a uma recuperação do mercado de vinhos em Angola.
Fundada em 1996, a ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Vinho e a entidade gestora da marca Vinhos de Portugal. Tem como objecto a promoção da imagem do referido país enquanto produtor de vinhos por excelência, através da valorização da mesma marca.
Enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI). Através da ViniPortugal, a marca Vinhos de Portugal está presente de forma consistente em 5 continentes e 21 mercados estratégicos.