Liga Angola contra o Cancro formaliza parceria com o hipermercado Kibabo


A Liga Angola Contra o Cancro (LACC), uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, formalizou neste sábado, 09 de Abril, uma parceria com o hipermercado Kibabo. No evento que aconteceu na loja do Morro Bento, o grupo Kibabo ofertou um talão de cheque avaliado em 1 milhão de kwanzas à Presidente da Liga, Luzimira de Carvalho João.

Em declarações ao AngoRussia, Luzimira de Carvalho João destacou que a Liga Angolana Contra o Cancro já existe a há 17 anos. Enquanto parceiros do “IACC” (Instituto Angolano do Controlo de Câncer), têm como principal objectivo o apoio Psico-social e a reintegração social dos pacientes oncológicos bem como dos seus familiares.

“Somos uma organização sem fins lucrativos e as  nossas maiores dificuldades são de ordem social, porque sabemos que o cancro é uma patologia crónica que tem um impacto negativo na vida dos pacientes dado também a gravidade da própria doença em si e do tratamento. Na sua maioria acabam por perder seus empregos, porque também o tratamento não é de curto prazo, pode levar um ano e neste período pela agressividade do tratamento as pessoas  não conseguem trabalhar o que faz com que acabam por perder o emprego”, frisou.

A responsável apelou ao governo angolano, para que aposte na descentralização dos serviços de acompanhamento aos pacientes cancerosos pelo país, devido às mortes recorrentes por falta de diagnóstico prévio ou unidades hospitalares em outras províncias.

“Vários pacientes preferem permanecer no hospital, porque é lá onde conseguem uma refeição, porque em casa não têm o que comer e como se não bastasse temos apenas um hospital de combate ao cancro em Angola, as pessoas veem de todas as províncias para serem tratadas aqui. E muitos deles acabam por morrer sem terem um diagnóstico prévio porque não têm meios de chegar até Luanda para poderem fazer diagnóstico e serem tratadas, daí que a Liga Angolana Contra o Cancro, mais uma vez apela ao nosso Governo para aprovação urgente de programa nacional de combate ao cancro, de modo que se faça mais campanhas de sensibilização e mais pessoas tenham acesso às informações mais cedo para que tenham um diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura”, disse.

A presidente agradeceu o gesto do grupo Kibabo e adiantou que o referido cheque de um milhão irá ajudar nas  necessidades de algumas ‘guerreiras’ nas situações de maior carência, uma vez que considerou enorme a lista de pessoas necessitadas com cancro.

Entretanto, o responsável pelo departamento de Marketing do grupo Kibabo, Bruno Sousa, sublinhou que o gesto faz parte de um dos propósitos do hipermercado enquanto actuantes no mercado angolano.

“Esta iniciativa faz parte dos objectivos do grupo Kibabo, e há mais de dois anos que agente tem apoiado situações como estas e apoiado causas sociais”, disse o responsável pelo departamento de Marketing do grupo Kibabo.

Clica abaixo para ver mais fotos do evento:

 

Exit mobile version