Por ser um objecto pequeno e de fácil manuseio, o telefone, seja ele Android ou iOS, virou um artigo inseparável no dia-a-dia da maioria dos usuários. Muito além de ser um meio para comunicação, o aparelho segue como companheiro no entretenimento, na consulta de informações e até no monitoramento de saúde entre outros. Porém, não são todos os locais considerados seguros para o uso do smartphone, e a quarto de banho é um deles.
De acordo com gastroenterologistas, levar o smartphone para este canto tão íntimo da casa pode abrir portas para bactérias, causar hemorroidas e até ampliar problemas de ansiedade relacionados ao dispositivo.
Outra consequência apresentada pelos especialista, esta relacionada ao esforço e a permanência prolongada na posição sentada quando está na casa de banho colocam-no em risco de desenvolver hemorroidas, uma condição muito dolorosa.
Para além disto, os especialista recomendam ainda que tenha sempre um suporte de apoio na casa de banho para colocar os pés enquanto sentado na sanita, para facilitar melhor a passagem das fezes.
Além dos problemas relacionados à saúde física, há também problemas de saúde mental que podem ser agravados com o uso indiscriminado do telefone. Com o aparelho constantemente ao lado, isso pode gerar na pessoa uma fobia chamada de nomofobia, que é o medo de ficar sem o parelho.
Ficar muito tempo no telefone quando se está na casa de banho, também pode ser uma forma de o indivíduo tentar escapar de certas situações sociais que estão lhe a causar ansiedade, o que precisa ser investigado e tratado por um especialista.
0 Comentário