Ler Livros Estimula a Criatividade e Imaginação


Ministra da Cultura exorta sociedade angolana a reflectir sobre os direitos de autor.

Lima duarte e Rosa Cruz e Silva

“A literatura é o meio privilegiado de transmissão de valores morais, conhecimentos, experiências e de estimular a criatividade artística [de um ser humano]”, disse a Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, em um  discurso alusivo ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que ocorreu no passado dia 23 do mês corrente.

Rosa Cruz e Silva anunciou também que “o Executivo pretende apostar mais na democratização da leitura” para garantir maior acesso aos livros por intermédio das Bibliotecas e Mediáticas. A Ministra mencionou  que o Executivo tem trabalhado de formas a criar condições para a criação da Indústria do livro, que segundo ela ” é um importante veículo de transmissão do saber e da cultura”.

Rosa Cruz e Silva, lembrou também aos participantes deste evento, de que o livro “é um valioso meio de apoio a pesquisa social e científica”, destinada a conservação do Patrimônio Cultural e Formação de pessoas participativas. Ela exortou as famílias, instituições e a sociedade civil a salvaguardarem e difundirem o gosto pela leitura, particularmente entre os jovens. Pediu também a protecção dos direitos do autor, “uma forma de contribuir na implementação da política cultural”.

A data foi comemorada no país com varias iniciativas, entre as quais uma feira do livro promovida pela Associação Chá de Caxinde. Na União dos Escritores Angolanos, Centro de Formação de Jornalistas e o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola também se realizaram apresentações de livros de autores nacionais.

Fonte:JornalDeAngola


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *