Lavradoras Africanas são modelos em calendário


Nada de curvas das grandes modelos internacionais ou a elegância e o carisma das atrizes de Hollywood. Sorriso, trabalho, terra e simplicidade se alternam de janeiro a dezembro no recém lançado calendário Lavazza 2015. 

Mulheres, homens e crianças que com grande coragem e perseverança se dedicam à agricultura familiar em todo o continente africano. “São personagens verdadeiros que apesar das dificuldades não se arrendem”, explica Francesca Lavazza, diretora executiva da holding Lavazza, um dos maiores produtores de café da Itália.

“The Earth Defenders” (Defensores da Terra), tema do calendário 2015, nasce da sensibilidade de Francesca em relação a Africa, onde o café, a matéria-prima que fez da Lavazza uma grande empresa, tem suas origens. No sudoeste da Etiópia, na região de Kaffa, as plantas de café florescem naturalmente. Foi ali, que o fotógrafo americano Steve McCurry retratou a tenacidade de Asnakech Thomas.

“Depois de concluir os estudos na Inglaterra, Asnakech voltou ao seu país e hoje possui uma plantação”, conta a empresária italiana que acompanhou todas as sessões fotográficas. “Foi uma experiência única”, diz Francesca que se emocionou ao ver as crianças de uma escola na Tanzânia brincando com os grãos de café.

 

Peça de grande valor para colecionistas, o calendário Lavazza, que existe desde 1994, pela primeira vez será colocado à venda, com uma edição limitada de mil exemplares . A renda será revertida em beneficência. “Nossa intenção é ajudar a criar pequenos empresários na África, pessoas que lutam para manter viva plantações e hortas comunitárias”, conta a diretora da empresa que revela adorar um bom cafezinho brasileiro. “De coador”, enfatiza.

Exit mobile version